agosto 31 2025 0comment

Com golaço de Matheus Barbosa, Botafogo vence o líder Goiás de virada e sobe na tabela

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com um golaço marcado por Matheus Barbosa, o Botafogo venceu o Goiás por 3 a 2, de virada, neste sábado (30), no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O meio-campista balançou as redes aos 40 minutos do segundo tempo após acertar um lindo chute com a perna direita de fora da área no ângulo do goleiro adversário. Antes, Ronie Carrillo e Marquinho tinham marcado para o Tricolor.

Com a vitória, a segunda consecutiva, o Pantera subiu na tabela de classificação. Agora, o time ocupa a 14ª colocação, com 28 pontos –quatro a mais do que o Amazonas, o primeiro na zona de rebaixamento.

No returno, a equipe comandada por Allan Aal tem o quarto melhor desempenho.

O Botafogo volta a campo no próximo sábado (6 de setembro), quando enfrenta o Athletico Paranaense, às 16h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 25ª rodada da Série B do Brasileiro.

O JOGO

O Botafogo entrou em campo com três modificações em relação ao último jogo. No sistema defensivo, as novidades foram o lateral Jeferson substituindo Wallison, suspenso, e o zagueiro Edson, que cumpriu suspensão na última partida, no lugar de Rafael Milhorim. A terceira mudança foi no atacante com Ronie Carrillo na vaga de Léo Gamalho, lesionado.

Com essa formação, o Tricolor apostava na forte marcação e explorar o contra-ataque. O time, porém, sofreu um gol logo aos 23 segundos. Após lançamento para a área, a bola sobrou para Wellington Rato, que finalizou de perna esquerda e deixou tudo igual. O lance foi checado pelo VAR e validado.

O Pantera não se abateu. Aos 6 minutos, Carlos Eduardo lançou Jefferson Nem, que escapou pela esquerda e cruzou para Ronie Carrillo escorar para a rede e deixar tudo igual: 1 a 1.

Após o gol, o Botafogo passou a marcar atrás da linha de meio de campo, enquanto o Goiás se mandou para o ataque. Os donos da casa insistiram nos cruzamentos para a área, mas a zaga botafoguense aguentou a pressão. Na melhor chance, a bola foi ajeitada para Moraes, que concluiu na rede pelo lado de fora.

Já o Tricolor buscava o contragolpe, no entanto, errava o último passe. Nos acréscimos, Gabriel Bispo cobrou falta da intermediária e Tadeu defendeu.

No segundo tempo, Allan Aal voltou com Leandro Maciel no lugar de Gabriel Bispo. Assim, a equipe retornou mais ofensiva.

Porém, a primeira chance de gol foi do Goiás. Aos 2 minutos, Rafael Gava chutou da entrada da área e acertou a defesa. A bola sobrou para Anselmo Ramon na pequena área, mas o zagueiro Carlos Eduardo conseguiu fazer um corte providencial.

Aos 17, o time da casa teve nova oportunidade. Wellington invadiu a área e foi derrubado por Gabriel Risso, pênalti. Anselmo Ramon cobrou e mandou na trave.

Logo na sequência, Gabriel Barros substituiu Jonathan Cafu. Aos 22 minutos, Ronie Carrillo foi lançado, ganhou a disputa com Marcão e foi puxado dentro da área, pênalti. Marquinho cobrou e deslocou o goleiro para virar o placar: 2 a 1.

Com a vantagem no placar, Allan Aal promoveu três alterações no Pantera. O lateral esquerdo Jean Victor, o meio-campista Matheus Barbosa e o atacante Guilherme Queiroz entraram nas vagas de Gabriel Risso, Marquinho e Ronie Carrillo, respectivamente.

Logo depois das mudanças, o Botafogo quase aumentou. Leandro Maciel cobrou escanteio na direção de Carlos Eduardo, que escorou para Guilherme Queiroz. O atacante dominou, mas foi travado.

Na sequência, o Goiás empatou. Aos 36 minutos, Anselmo Ramon completou cruzamento da direita e, de cabeça, deixou tudo igual.

Quatro minutos depois, o Tricolor marcou o terceiro. Matheus Barbosa recebeu de Guilherme Queiroz, ajeitou e acertou da intermediária um lindo chute no ângulo para fazer 3 a 2.

Com o resultado, o Pantera se fechou na defesa e passou a explorar o contra-ataque. Assim, teve a chance de aumentar com Jefferson Nem, mas Tadeu defendeu.

O Goiás insistiu nos cruzamentos, mas a defesa botafoguense aguentou a pressão e garantiu a vitória por 3 a 2.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE GOIÁS X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 24ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 30/08/2025
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Estádio Hailé Pinheiro
ÁRBITRO: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
ASSISTENTE 1: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
ASSISTENTE 2: Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ)
VAR: Daniel Victor Costa Silva (MG)
CARTÕES AMARELOS: Diego Caito (Goiás); Gabriel Bispo, Jeferson, Jefferso Nem, Guilherme Queiroz e Edson (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Wellington Rato, logo no primeiro minuto da primeiro tempo (Goiás); Ronie Carrillo, aos 6 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Marquinho, aos 24 minutos do segundo tempo (Botafogo); Anselmo Ramon, aos 36 minutos do segundo tempo (Goiás); Matheus Barbosa, aos 40 minutos do segundo tempo (Botafogo)
GOIÁS: Tadeu; Diego Caito (Pedrinho), Messias, Titi (Lucas Ribeiro) e Moraes; Marcão (Arthur Caíke), Juninho e Rafael Gava (Wellington); Wellington Rato, Anselmo Ramon e Willean Lepo. Treinador: Vágner Mancini.
BOTAFOGO: Victor Souza; Jeferson, Edson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso (Jean Victor); Gabriel Bispo (Leandro Maciel), Wesley Dias e Marquinho (Matheus Barbosa) ; Jonathan Cafu (Gabriel Barros), Ronie Carrillo (Guilherme Queiroz) e Jefferson Nem. Treinador: Allan Aal.

FOTO: Carlos Costa/Agência Botafogo/Divulgação