Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo perdeu para o Criciúma por 2 a 0, nesta quinta-feira (24), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a penúltima do primeiro turno.
Com o resultado, o Tricolor continua com 18 pontos.
Agora, o Pantera volta a campo na próxima segunda-feira (28), às 19h, quando enfrenta o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, pela 19ª rodada da competição, a última do primeiro turno.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a reabilitação, o treinador Allan Aal promoveu cinco alterações no Botafogo para o confronto contra o Criciúma. No sistema defensivo, o comandante escalou como novidades o zagueiro Carlos Eduardo e o lateral esquerdo Jean Victor nas vagas de Rafael Milhorim e Gabriel Risso, respectivamente.
Já no meio de campo, Leandro Maciel retornou no lugar de Sabit, enquanto o setor ofensivo teve as presenças de Robinho e Alexandre Jesus, além de Jefferson Nem. Robinho e Alexandre Jesus substituíram Jonathan Cafu e Ronie Carrillo.
Com essa formação, o Tricolor queria propor o jogo para buscar a vitória, no entanto, foi surpreendido. Aos 5 minutos, Diego Gonçalves aproveitou cobrança de escanteio pela esquerda e concluiu para a rede: 1 a 0.
O Pantera não se abateu. Aos 9 minutos, Jefferson Nem tentou da intermediária e mandou por cima do travessão. Três minutos depois, Robinho cruzou e Gabriel Bispo cabeceou, no entanto, a bola saiu raspando a trave.
O Criciúma ameaçou em jogada ensaiada. Aos 14 minutos, Marcinho recebeu na entrada da área e encheu o pé, acertando o travessão.
O Botafogo continuou atacando e criando oportunidades. Aos 16 minutos, Jean Victor bateu escanteio, a bola foi desviada na primeira trave e Jefferson Nem, livre, concluiu para fora na pequena área. Na sequência, Jefferson Nem arrancou pela esquerda e passou para Marquinhos, que de letra tocou para Alexandre Jesus. Dentro da área, o camisa nove chutou para defesa do goleiro Alisson. Seis minutos depois, Robinho foi no fundo e cruzou, porém, a bola passou por Alisson e por Alexandre Jesus. Jefferson Nem ainda ficou com a sobra e finalizou forte para dentro da área e o goleiro rival espalmou para escanteio.
Aos 36, o Tricolor chegou em chute colocado de Jefferson Nem, mas Alisson espalmou. No minuto seguinte, Jean Victor recebeu pela esquerda, invadiu a área e cruzou forte, no entanto, a zaga cortou. Quatro minutos depois, Jefferson Nem rolou para Alexandre Jesus, que ajeitou para Marquinhos bater para fora. Ainda na etapa inicial, Robinho tentou de fora da área e a bola saiu à direita de Alisson.
Na volta do intervalo, Allan Aal colocou Wallison no lugar de Jefferson.
O Pantera estava melhor em campo e buscava o empate, quando sofreu o segundo gol. Aos 10 minutos, Nicolas cabeceou, Victor Souza espalmou e Diego Gonçalves aproveitou a sobra para fazer 2 a 0.
O Botafogo não se abateu e quase diminuiu com Robinho, que recebeu de Marquinhos e chutou para a defesa de Alisson. Um minuto depois, Jean Victor carregou e encheu o pé da intermediária para outra defesa de Alisson, que espalmou para escanteio.
Buscando o empate, o treinador botafoguense fez duas alterações aos 23 minutos. Jonathan Cafu e Ronie Carrillo entraram nos lugares de Robinho e Leandro Maciel, respectivamente. Dez minutos depois, Matheus Régis e Gabriel Risso substituíram Jefferson Nem e Jean Victor.
A equipe continuou insistindo até o final e ameaçou em chutes de Gabriel Bispo e Matheus Régis, porém, a bola foi para fora.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X CRICIÚMA
COMPETIÇÃO: 18ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 24/07/2025
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
ASSISTENTE 1: Michael Stanislau (RS)
ASSISTENTE 2: Lúcio Beiersdorf Flor
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães
CARTÕES AMARELOS: Luiz Henrique e Marcelo Benevenuto (Criciúma) Leandro Maciel (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
PÚBLICO: 1.657
RENDA: R$ 40.950,00
GOLS: Diego Gonçalves, aos 5 minutos do primeiro tempo (Criciúma); Diego Gonçalves, aos 10 minutos do segundo tempo (Criciúma)
BOTAFOGO: Victor Souza; Jeferson (Wallison), Ericson, Carlos Eduardo e Jean Victor (Gabriel Risso); Gabriel Bispo, Leandro Maciel (Ronie Carrillo) e Marquinho; Robinho (Jonathan Cafu), Alexandre Jesus e Jefferson Nem (Matheus Régis). Treinador: Allan Aal.
CRICIÚMA: Alisson; Marcelo Benevenuto, Rodrigo, Marcinho e Felipinho; Matheus Trindade, Luiz Henrique (Yan Souto), Gui Lobo e Jhonata Robert (Léo Naldi); Nicolas e Diego Gonçalves (Jean Carlos). Treinador: Eduardo Baptista.