Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo perdeu do Amazonas por 3 a 0, neste domingo (20), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o revés, o Tricolor continua com 18 pontos –mesma pontuação do Paysandu, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Agora, o Pantera volta a campo na próxima quinta-feira (24), quando enfrenta o Criciúma, às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela penúltima rodada do primeiro turno da competição.
O JOGO
O treinador Allan Aal promoveu três alterações no Botafogo para o jogo contra o Amazonas. A primeira mudança ocorreu no sistema defensivo com a presença do zagueiro Rafael Milhorim na vaga de Carlos Eduardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Suspenso, Leandro Maciel também ficou fora da partida e deu lugar para Marquinho no meio de campo. Já a terceira novidade foi Jefferson Nem, substituindo Robinho.
Com essa formação, o Tricolor buscou imprimir o seu ritmo. A equipe, porém, foi surpreendida. Logo aos 2 minutos, Kevin Ramírez recebeu dentro da área após cobrança de falta e tocou no canto do goleiro Victor Souza: 1 a 0. No lance, Ricardo de Souza, assistente número dois, assinalou impedimento, porém, Elmo Resende Cunha, que estava no VAR, validou o gol.
Perdendo a partida, o Pantera correu atrás do empate. O meia Marquinho se movimentou bastante e tentou organizar as jogadas ofensivas. Aos 12, Gabriel Risso cruzou e Gabriel Bispo cabeceou para fora. Cinco minutos depois, o meio-campista botafoguense apareceu novamente e chutou da intermediária por cima do travessão.
O Botafogo buscou o ataque durante a etapa inicial, enquanto o rival se defendia e tentava chegar em bolas longas. Aos 32, Jefferson Nem recebeu após tabela entre Marquinho e Jonathan Cafu e concluiu da intermediária para defesa do goleiro Renan. Sete minutos depois, Ronie Carrillo ajeitou para Jefferson Nem, que bateu de fora da área para outra defesa do goleiro rival.
No segundo tempo, Allan Aal voltou com Alejo Dramisino no lugar de Sabit. Logo no primeiro minuto, Gabriel Bispo arriscou da intermediária e o goleiro Renan defendeu.
Quando o Tricolor estava melhor em campo e buscava o empate, o Amazonas ampliou o marcador. Aos 7 minutos, Joaquín Torres cruzou da direita, Jeferson tentou cortar e Victor Souza espalmou. No rebote, Kevin Ramírez fuzilou: 2 a 0. Sete minutos depois, o time de Manaus aumentou. Após cruzamento da esquerda do ataque, Joaquín Torres bateu cruzado e Domingos completou para a rede.
Perdendo o jogo, o treinador botafoguense promoveu três alterações. Robinho, Alexandre Jesus e Jean Victor entraram nas vagas de Jonathan Cafu, Ronie Carrillo e Gabriel Risso, respectivamente. Allan Aal ainda colocou Matheus Régis no lugar de Jefferson Nem.
Com as mudanças, o Pantera chegou com Alexandre Jesus, que bateu da intermediária para fora. Logo depois, Robinho cruzou e o centroavante também errou a finalização.
O Amazonas se defendia e trocava passes quando tinha a posse de bola. Em jogadas de velocidade, também criou chances.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE AMAZONAS X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 17ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 20/07/2025
HORÁRIO: 16h (Horário de Brasília)
LOCAL: Carlos Zamith, em Manaus
ÁRBITRO: Vinícius Gomes do Amaral (MG)
ASSISTENTE 1: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG)
ASSISTENTE 2: Ricardo Junio de Souza (MG)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
CARTÕES AMARELOS: Diego Torres e Renan (Amazonas); Alejo Dramisino
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Kevin Ramirez, aos 2 minutos do primeiro tempo (Amazonas); Kevin Ramirez, aos 7 minutos do segundo tempo (Amazonas); Domingos, aos 14 minutos do segundo tempo (Amazonas)
AMAZONAS: Renan; Carlos Akapo, Rafael Vitor, Bruno Ramires e Fabiano; Larry Vásquez (Robertinho), Erick Varão (Guilherme Xavier) e Kevin Ramírez (Vagner); Joaquín Torres, Diego Torres (Domingos) e Kiko (Henrique Almeida). Treinador: Márcio Zanardi
BOTAFOGO: Victor Souza; Jeferson, Ericson, Rafael Milhorim e Gabriel Risso (Jean Victor); Gabriel Bispo, Sabit (Alejo Dramisino) e Marquinho; Jonathan Cafu (Robinho), Ronie Carrillo (Alexandre Jesus) e Jefferson Nem (Matheus Régis). Treinador: Allan Aal.
FOTO: Laiza Balieiro/Agência Botafogo/Divulgação