Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo encerrou a temporada de 2024 com vitória. Nesta sexta-feira (22), o Tricolor venceu o Coritiba por 3 a 1, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Os gols botafoguenses foram marcados por Wallison, Sabit e Bruno Marques. Já Vini Paulista descontou para o adversário.
O primeiro gol do Pantera ocorreu aos 27 minutos da etapa inicial, quando Wallison recebeu dentro da grande área e com tranquilidade tocou na saída do goleiro adversário. Já o segundo foi marcado aos 41 minutos com o ganês Sabit. Após cobrança de falta de Jean Victor da intermediária, o meio-campista desviou e a bola entrou.
Aos 7 minutos do segundo tempo, Toró fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Bruno Marques desviar para a rede.
Com o triunfo, o Botafogo assumiu momentaneamente a 14ª colocação, com 45 pontos.
Agora, a equipe entra de férias e retorna para a pré-temporada no dia 16 de dezembro.
O JOGO
O Botafogo entrou em campo com quatro novidades para sua última partida na Série B do Campeonato Brasileiro nesta temporada.
A primeira alteração promovida pelo treinador Marcio Zanardi foi no sistema defensivo com a entrada do lateral Wallison no lugar do zagueiro Bernardo Schappo. Assim, Ericson e Raphael formaram a dupla de zaga com Jean Victor do lado esquerdo.
A outra mudança ocorreu no meio de campo com o volante ganês Sabit substituindo João Costa. Ele atuou no setor com Gustavo Bochecha e Douglas Baggio. Já o ataque do Tricolor teve Toró e Bruno Marques. Os atacantes substituíram Emerson Negueba e o meio-campista Carlos Manuel, respectivamente.
Com essa formação, o Tricolor apostava numa forte marcação e saídas rápidas para o ataque. Aos 10 minutos, Douglas Baggio recebeu de costas na intermediária, girou e concluiu para a defesa do goleiro Benassi. Sete minutos depois, Ericson recuperou a bola, avançou e rolou para Bruno Marques, que chutou da entrada da área e a bola saiu rente a trave.
O Coritiba chegou com perigo aos 19 minutos, quando Júnior Brumado recebeu dentro da área, virou e chutou para defesa parcial de Victor Souza, que mandou para escanteio.
Melhor posicionado em campo, o Pantera ainda criou outras oportunidades. Aos 25, Douglas Baggio passou para Toró, que cruzou de primeira na direção de Wallison, mas o lateral não alcançou. Dois minutos depois, Jean Victor cobrou escanteio e Bruno Marques cabeceou para fora.
O Botafogo abriu o placar aos 27 minutos. Bruno Marques ganhou a dividida na meia lua, driblou o adversário e rolou para Wallison, que dominou dentro da área e só finalizou na saída do goleiro: 1 a 0.
Após o gol sofrido, o Coritiba pressionou o Tricolor e parou em Victor Souza. Lucas Ronier carregou a bola, invadiu a área e chutou colocado para boa defesa do goleiro botafoguense. Logo depois, Júnior Brumado completou de cabeça cobrança de escanteio e a bola passou raspando a trave. Na sequência, Matheus Frizzo bateu de fora da área e Victor Souza pegou. Aos 38, Josué colocou de fora da área e assustou o camisa número 1.
Nos acréscimos, o Pantera ampliou o marcador. Jean Victor cobrou falta da intermediária com força, Sabit desviou e a bola entrou no cantinho: 2 a 0.
No segundo tempo, a equipe comandada por Márcio Zanardi manteve o estilo de jogo e ampliou. Aos 7 minutos, Toró recebeu pela esquerda, driblou o rival e cruzou para Bruno Marques escorar para as redes e fazer 3 a 0.
O Coritiba conseguiu diminuir aos 13 minutos, quando Josué bateu de fora da área e Victor Souza espalmou. Na sobra, a bola foi cruzada para Vini Paulista, que concluiu forte no meio do gol.
O time paranaense ficou com a bola e tentou esboçar uma pressão, porém, o Botafogo se comportou muito bem no sistema defensivo.
A equipe ribeirão-pretana ainda ameaçou em chutes de fora da área de Emerson Negueba defendido por Benassi e de Jean Victor, que passou raspando a trave.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE CORITIBA X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 38ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 22/11/2024
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Couto Pereira, em Curitiba
ÁRBITRO: Julio Cesar Pfleger (SC)
ASSISTENTES: Gizeli Casaril (SC) e Luciane Rodrigues dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Batista Raposo (DF)
CARTÕES AMARELOS: Thalisson Gabriel e Bruno Melo (Coritiba); Wallison (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS: GOLS: Wallison, aos 27 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Sabit, aos 41 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Bruno Marques, aos 7 minutos do segundo tempo (Botafogo); Vini Paulista, aos 13 minutos do segundo tempo (Coritiba).
CORITIBA: Benassi; Jhonny (Felipe Guimarães), Thalisson Gabriel, Bruno Melo e Jamerson; Henrique Melo (Vini Paulista), Geovane Meurer (Zé Gabriel), Josué e Matheus Frizzo (Sebastián Gómes); Lucas Ronier e Júnior Brumado (Brandão). Treinador: Guilla Bossle BOTAFOGO: Victor Souza; Wallison, Ericson, Raphael e Jean Victor; Sabit (João Costa), Gustavo Bochecha e Douglas Baggio (Carlos Manuel); Toró (Emerson Negueba), Bruno Marques (Ronald Camarão) e Alexandre Jesus (Thalles). Treinador: Márcio Zanardi.