Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Anunciado na última sexta-feira (27 de setembro) como novo treinador do Botafogo, Márcio Zanardi chegou acompanhado de dois auxiliares técnicos: João Roberto Sauthier, o Bebeto, e Marco Buchweitz Espinoza, o Caco Espinosa.
Na bagagem, os auxiliares trazem título olímpico, experiência em clubes da Série A do Brasileiro e DNA vencedor.
Bebeto Sauthier, de 37 anos, começou a carreira como treinador nas categorias de base do São José.
Ele, porém, logo migrou para a análise de desempenho e se tornou um dos principais profissionais da área no país.
Tanto é que exerceu a função na seleção brasileira e sagrou-se campeão olímpico na Rio-2016.
Ele ainda tem passagens por Grêmio, Criciúma, Flamengo,
Tianjin Quanjian (CHI), onde trabalhou com Vanderlei Luxemburgo, Chapecoense, Corinthians e Santos.
Logo depois, passou a trabalhar como auxiliar técnico e desempenhou o cargo no Atlético-GO e Vasco, onde conquistou o acesso para a Série A do Brasileiro em 2022.
Na sequência, trabalhou com Márcio Zanardi no São Bernardo e no Goiás.
“Estou muito lisonjeado em poder trabalhar e defender as cores do Botafogo. Desde já, pedimos o engajamento da nossa torcida nessas dez decisões que temos pela frente”, disse Bebeto, que é formado em Educação Física pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
“Nossa comissão técnica preza muito pelo ambiente, pela valorização dos atletas. Gosto muito de estudar os adversários e faço o trabalho de bola parada, além de contribuir com o processo de treinos no dia a dia. É uma somatória que agrega bastante”, acrescentou o auxiliar, que ministra aulas para a Licença Pro de Treinadores da CBF Academy.
Já Caco Espinosa é sobrinho de Valdir Espinosa, campeão mundial com o Grêmio em 1983.
Ele passou por vários clubes do futebol brasileiro, entre eles o Corinthians e o Athletico Paranaense, onde estava até agosto comandando o time Sub-20.
“Conheço o Márcio Zanardi desde 2012 e temos uma afinidade muito grande, o que é fundamental para evoluirmos. Trocamos sempre ideias para definirmos as melhores situações”, afirmou.
“Nosso objetivo é deixar um legado no Botafogo, que nos entrega uma estrutura que faz com que temos um time competitivo. Temos um elenco de qualidade, dedicado e trabalhador. É muito nítido, após esses primeiros dias de trabalho, que os jogadores estão acreditando na nossa ideia, o que é fundamental para conseguirmos bons resultados e sairmos desta situação”, completou Caco, que tem a Licença A de Treinadores da CBF Academy.