Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com gols de Douglas Baggio e Lucas Dias, o Botafogo venceu o Coritiba por 2 a 0, neste sábado (3), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a última do primeiro turno.
Douglas Baggio abriu o placar cobrando pênalti, aos 23 minutos da etapa complementar. Três minutos depois, Lucas Dias, de cabeça, ampliou o marcador.
Com a vitória, o Tricolor subiu para a 15ª colocação, com 22 pontos.
Agora, o Pantera volta a campo pela competição na próxima sexta-feira (9), às 21h30, quando enfrenta o América-MG na Arena Independência, pela 20ª rodada, a primeira do returno.
Antes, o Tricolor tem jogo pela Copa Paulista. Na segunda-feira (5), a equipe encara o Barretos, às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a vitória após sete jogos, o treinador Paulo Gomes promoveu três alterações na equipe. As novidades foram o lateral direito Thassio, o meio-campista Fillipe Soutto e o meia-atacante Douglas Baggio.
Thassio entrou no lugar de Emerson Negueba, que ficou como opção no banco de reservas. Já Fillipe Soutto substituiu Gustavo Bochecha, enquanto Douglas Baggio foi escalado na vaga de Matheus Barbosa, suspenso.
No início, o Coritiba procurou valorizar a posse de bola. Já o Tricolor apostava na transição. Assim, o time paranaense criou a primeira chance. Após cobrança de escanteio de Matheus Frizzo, Figueiredo finalizou de primeira e João Carlos defendeu.
Aos cinco minutos, o Pantera respondeu. Fillipe Soutto cruzou para Alexandre Jesus e a bola sobrou para Patrick Brey, que concluiu no canto para boa defesa de Pedro Morisco. Oito minutos depois, Patrick Brey enfiou para Douglas Baggio, que invadiu a área, driblou o marcador, mas foi travado no momento da finalização.
Com a posse de bola, os visitantes ameaçaram duas vezes seguidas. Aos 17, Figueiredo arriscou da intermediária e João Carlos espalmou para escanteio. Na cobrança, Bruno Melo tocou de cabeça e o goleiro botafoguense salvou novamente. A bola ainda pegou na trave.
Após esse lance, o jogo ficou mais pegado. Aos 36 minutos, o árbitro Maguielson Lima Barbosa assinalou pênalti de Fábio Sanches em Éberth. Com a bola na marca da cal, o VAR demorou seis minutos e marcou impedimento.
A última chance da etapa inicial foi do time de Paulo Gomes. Alexandre Jesus ficou com a bola dentro da área e concluiu no cantinho, mas Pedro Morisco saltou e espalmou, afastando o perigo.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com a mesma formação. Aos 8 minutos, o treinador botafoguense colocou Gustavo Bochecha e Lucas Dias nos lugares de Toró e Matheus Costa, respectivamente. Assim, Douglas Baggio passou a jogar mais avançado com Alexandre Jesus. Pouco depois, Emerson Negueba e Carlos Manuel entraram nas vagas de Thassio e Fillipe Soutto.
Aos 17 minutos, Gustavo Bochecha lançou Alexandre Jesus, que não conseguiu chegar antes de Pedro Morisco. Na sequência, Alexandre Jesus recebeu pela esquerda e cruzou para Gustavo Bochecha, que cabeceou na direção de Douglas Baggio. No entanto, o defensor do Coritiba cortou com a mão dentro da área, pênalti. Na cobrança, Douglas Baggio deslocou o goleiro e abriu o placar.
O time paranaense buscou o empate, mas o Pantera soube se defender e ainda conseguiu criar jogadas ofensivas. Aos 25 minutos, Douglas Baggio cobrou escanteio, a bola foi desviada na primeira trave e claramente tocou na mão do defensor do Coritiba, mas o árbitro Maguielson Lima Barbosa não marcou pênalti. Um minuto depois, Douglas Baggio bateu escanteio pela direita e Lucas Dias subiu de cabeça e mandou no ângulo do goleiro adversário para ampliar o marcador.
Com a vantagem, o Botafogo controlou a partida e saiu de campo vitorioso.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X CORITIBA
COMPETIÇÃO: 19ª Rodada da Série B do Brasileiro
DATA: 03/08/2024
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Maguielson Lima Barbosa (DF)
ASSISTENTES: Lucas Torquato Guerra (DF) e Rener Santos Carvalho (AC)
VAR: Gabriel Victor C. Silva (MG)
CARTÕES AMARELOS: Fillipe Soutto Toró e Alexandre Faganello (Botafogo); Thalisson Gabriel e Rodrigo Gelado (Coritiba)
CARTÕES VERMELHOS:
PÚBLICO: 2702
RENDA: R$ 38.915,00
GOLS: Douglas Baggio, aos 23 minutos do segundo tempo (Botafogo); Lucas Dias, aos 26 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: João Carlos; Matheus Costa (Lucas Dias), Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Thassio, João Costa, Fillipe Soutto, Douglas Baggio e Patrick Brey; Toró (Gustavo Bochecha) e Alexandre Jesus (Bruno Marques). Treinador: Paulo Gomes
CORITIBA: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson Gabriel (Maurício Antônio), Bruno Melo e Rodrigo Gelado (Jamerson); Moreli, Sebástian Gómez (Matheus Bianchi), Lucas Ronier e Matheus Frizzo; Figueiredo (Vini Paulista) e Éberth (Brandão). Treinador: Jorginho