Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo perdeu do Amazonas por 1 a 0, nesta sexta-feira (12), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O Tricolor criou boas oportunidades de gol, mas parou no goleiro adversário, que inclusive defendeu um pênalti.
Com o resultado, o Pantera segue com 17 pontos.
Agora, o Botafogo volta a campo para enfrentar o CRB, na quarta-feira (17), no Estádio Rei Pelé, em Alagoas, em partida atrasada da nona rodada.
Antes, o Tricolor encara a Francana, no domingo (14), às 10h30, no Estádio José Lancha Filho, em Franca, pela quinta rodada, a última do primeiro turno da Copa Paulista.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a reabilitação após duas partidas sem vitória, o treinador Paulo Gomes promoveu alterações no sistema defensivo e ofensivo do Botafogo em relação ao último jogo.
Ele escalou o zagueiro Matheus Costa na vaga de Fábio Sanches, vetado pelo departamento médico, e o atacante Emerson Negueba no lugar do lateral esquerdo Jean Victor.
Assim, o lateral esquerdo Patrick Brey, que atuou contra o Ituano no meio de campo, voltou para sua posição de origem.
Jogando fora de casa, o Amazonas avançou a marcação no início do jogo e dificultou a saída de bola do Tricolor. O time manauara ainda trocou passes e quase abriu o placar em cabeçada de Sassá, aos 9 minutos.
Onze minutos depois, após cobrança de escanteio, a equipe abriu o placar através de Diego Barros, que marcou de cabeça.
Logo após o gol sofrido, o Pantera cresceu e criou boas oportunidades. Aos 24 minutos, em jogada ensaiada de escanteio, Wallison cruzou e Bernardo Schappo cabeceou, mas a zaga cortou na pequena área. Na sobra, Schappo tentou novamente e mandou para fora.
Seis minutos depois, Alex Sandro recebeu pela direita e cruzou. A bola sobrou dentro da área para Patrick Brey, que levantou para o camisa nove, no entanto, a defesa adversária afastou o perigo.
Na sequência, Alex Sandro recebeu dentro da área, fintou dois marcadores e foi derrubado, pênalti. Na cobrança, o jogador mandou no canto e o goleiro Marcão defendeu.
Aos 42, o atacante recuperou a bola no campo de ataque, avançou e na hora do chute foi bloqueado.
O Botafogo continuou insistindo e teve outra chance em finalização de fora da área de João Costa. A bola desviou e o goleiro Marcão espalmou.
Já o Amazonas ameaçou em ataques esporádicos após o gol. Nos acréscimos, Sassá recebeu dentro da área e concluiu para fora.
No segundo tempo, o Botafogo voltou procurando o ataque. Logo no primeiro minuto, Baggio cobrou falta da linha lateral e o goleiro rival colocou para escanteio. Pouco depois, o camisa 11 cruzou novamente na área e Matheus Costa cabeceou para fora.
O Tricolor continuou pressionando, enquanto o Amazonas se fechou no campo de defesa e passou a explorar o contra-ataque, no entanto, não conseguiu encaixar as jogadas.
Assim, o Pantera insistiu em busca do empate. Paulo Gomes deixou o time mais ofensivo promovendo a estreia do atacante Alexandre Jesus no lugar de Carlos Manuel.
Logo depois, o treinador botafoguense colocou Fillipe Soutto e Jean Victor. Bernardo Schappo e Patrick Brey deixaram o time.
Aos 33 minutos, Douglas Baggio fez boa jogada pela esquerda e rolou para Gustavo Bochecha, que finalizou de dentro da área para excelente defesa do goleiro Marcão. Na sequência, o meio-campista ainda colocou a bola na área e a zaga tirou.
O prata da casa William também entrou.
Aos 40 minutos, Jean Victor chegou no fundo e cruzou rasteiro, mas a zaga cortou antes que a bola chegasse em Alexandre Jesus.
O time continuou no campo de ataque, porém, não conseguiu chegar ao empate e perdeu por 1 a 0.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X AMAZONAS
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
COMPETIÇÃO: 15ª Rodada da Série B do Brasileiro
DATA: 12/07/2024
HORÁRIO: 21h
ÁRBITRO: Anderson Ribeiro Gonçalves (GO)
ASSISTENTES: Tiago Gomes da Silva (GO) e Luciane Rodrigues dos Santos (SC)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha
CARTÕES AMARELOS: Bernardo Schappo, Alexandre Jesus e Carlos Manuel (Botafogo); Renan Castro, Jorge Giménez, Ivan Alvariño, Bruno Lopes e Cauan Barros (Amazonas)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Diego Barros, aos 20 minutos do primeiro tempo (Amazonas);
PÚBLICO: 2929
RENDA: 36.595,00
BOTAFOGO: João Carlos; Wallison, Matheus Costa, Bernardo Schappo (Jean Victor) e Patrick Brey (Fillipe Soutto); João Costa, Carlos Manuel (Alexandre Jesus) e Gustavo Bochecha; Douglas Baggio, Alex Sandro (William) e Emerson Negueba. Treinador: Paulo Gomes
AMAZONAS: Marcão; Ivan Alvariño, Miranda (William Barbio), Jorge Giménez e Renan Castro; Cauan Barros (Guilherme Xavier), Diego Torres e Luís Felipe (Diogo Silva); Ênio, Sassá (Bruno Lopes) e Matheus Serafim (Cocote). Treinador: Rafael dos Santos Lacerda