Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo estreou com empate na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (19), o Tricolor empatou com o América-MG por 1 a 1, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O gol botafoguense foi marcado por Bernardo Schappo, aos 46 minutos do segundo tempo. Antes, o time mineiro balançou as redes com Renato Marques.
Com o resultado, o Pantera somou seu primeiro ponto na competição.
Agora, o time comandado pelo treinador Paulo Gomes encara o Paysandu no dia 29 (segunda-feira), às 19h, na Curuzu, em Belém, pela segunda rodada.
O jogo desta noite marcou a inauguração do maior projeto social da história do Botafogo. Durante a Série B, o clube vai disponibilizar 30 mil ingressos para as entidades e/ou projetos sociais, que terão um espaço reservado nas numeradas.
A primeira ação foi com familiares e atendidos da AMA (Associação dos Amigos do Autista) e do Grupo Equidade.
O JOGO
O treinador Paulo Gomes escalou o Botafogo com novidades no meio de campo e no ataque. No meio, Gustavo Bochecha ganhou a condição de titular, substituindo Fillipe Soutto, que ficou como opção no banco de reservas.
Já o setor ofensivo teve o atacante Leandro Pereira, recuperado de contusão, Alex Sandro e Patrick Brey, que atuou no setor, assim como ocorreu nos jogos-treinos e treinamentos da intertemporada.
Com essa formação, o Tricolor começou o jogo analisando o adversário. Com o passar do tempo, dominou a partida e criou as melhores chances de gol.
Aos 10 minutos, Leandro Pereira ajeitou no peito para Patrick Brey, que fintou a marcação e chutou. A bola saiu rente a trave de Dalberson.
O Pantera ameaçou novamente aos 25 minutos, quando Alex Sandro tentou um voleio e mandou para fora. Cinco minutos depois, Emerson Negueba ficou com a sobra dentro da área e concluiu também para fora. Aos 41 minutos, após uma boa troca de passes, Jean Victor cruzou da esquerda e a bola passou por toda a grande área.
Já o América-MG chegou duas vezes. Na primeira, Jacaré foi lançado e tentou passar pelo goleiro Michael, que desarmou o adversário com os pés. No último lance da etapa inicial, Benítez cobrou falta e Michael espalmou para escanteio.
No segundo tempo, o panorama da partida não mudou. Porém, o América-MG foi mais efetivo e abriu o placar. Aos 16 minutos, Renato Marques completou cruzamento da direita do setor ofensivo e mandou de cabeça para a rede.
O Tricolor não se abateu e pressionou o rival em busca do empate. Aos 20 minutos, Jean Victor recebeu e concluiu, mas o goleiro Dalberson defendeu. Dois minutos depois, Emerson Negueba enfiou para Alex Sandro, que invadiu a área e finalizou cruzado. A bola saiu outra vez raspando a trave.
Na busca pelo empate, Paulo Gomes fez três alterações. Wallison, João Costa e Toró entraram nos lugares de Lucas Dias, Matheus Barbosa e Patrick Brey.
Logo depois, Emerson Negueba cruzou da direita e Alex Sandro cabeceou no travessão.
Na reta final, Douglas Baggio entrou no lugar de Jean Victor.
O Pantera continuou insistindo e chegou ao empate nos acréscimos do segundo tempo. Douglas Baggio cobrou escanteio e Bernardo Schappo marcou de cabeça para deixar tudo igual: 1 a 1.
Na sequência, o Tricolor quase virou o placar. Em jogada ensaiada de escanteio, Douglas Baggio levantou e Matheus Costa cabeceou, mas o goleiro Dalberson segurou.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X AMÉRICA-MG
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
COMPETIÇÃO: 1ª Rodada Campeonato Brasileiro
DATA: 19/04/2024
HORÁRIO: 19h
ÁRBITRO: Gustavo Ervino Bauermann
ASSISTENTES: Henrique Neu Ribeiro e Gizeli Casaril
VAR: Diego Pombo Lopez
CARTÃO AMARELO: Matheus Barbosa, Bernardo Schappo e Paulo Gomes (Botafogo) Mateus Henrique, Nicolas e Fabinho (América-MG)
CARTÃO VERMELHO:
RENDA: R$ 53.065,00
PÚBLICO: 4.082
GOLS: Renato Marques, aos 16 minutos do segundo tempo (América-MG); Berrnardo Schappo, aos 46 minutos do segundo tempo (Botafogo).
BOTAFOGO: Michael; Matheus Costa, Lucas Dias (Wallison) e Bernardo Schappo; Emerson Negueba (Robinho), Matheus Barbosa (João Costa), Gustavo Bochecha e Jean Victor (Douglas Baggio); Patrick Brey (Toró), Leandro Pereira e Alex Sandro. Treinador: Paulo Gomes.
AMÉRICA: Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Júlio e Nícolas; Alê (Felipe Amaral), Juninho (Rodriguinho) e Benítez (Wallisson); Vitor Jacaré, Fabinho (Felipe Azevedo) e Renato Marques (Brenner). Treinador: Cauan Felipe