Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com o elenco completo, o Sub-20 do Botafogo já iniciou a preparação para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que tem início no dia 2 de janeiro.
Logo após a participação no Campeonato Paulista, quando terminou na quinta colocação, a equipe comandada pelo treinador Ricardo Quandt ganhou uma semana de folga e, na sequência, iniciou os treinamentos.
Nas primeiras duas semanas de trabalho, o time realizou três jogos-treinos e utilizou em grande parte os jogadores que tiveram menos minutagem no Estadual.
Já na última sexta, o comandante botafoguense escalou a formação considerada titular na vitória sobre o São Carlos. Na programação, o Pantera ainda enfrentará o Mirassol no dia 9 e a Ferroviária no dia 16.
“Retornamos aos trabalhos na segunda semana de novembro e estamos realizando uma preparação muito forte para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é a nossa Copa do Mundo. Queremos fazer uma preparação próxima do ideal para conquistarmos bons resultados na Copa São Paulo”, disse André Leite, coordenador das categorias de base do Tricolor.
“Com a boa campanha no Paulista, criou-se uma expectativa para a Copa São Paulo. Com a preparação que estamos fazendo e a dedicação e comprometimento da comissão técnica, vamos buscar o nosso primeiro objetivo, que é passar da primeira fase. Na sequência, vamos pensar jogo a jogo. O Botafogo é um time tradicional e não pode entrar numa competição apenas por participar. Temos que almejar coisas grandes e é isso que estamos fazendo”, acrescentou.
Na Copa São Paulo, o Botafogo, que está no Grupo 17 e jogará em Salto, enfrentará na primeira fase o Sfera, o América-RN e o Fast Clube-AM. Se passar de fase, o Tricolor terá um adversário do Grupo 18, que conta com o Ska Brasil-SP, Atlético-MG, Floresta-CE e Timon-MA.
No bate-papo com a TV Botafogo, André Leite também comentou sobre os jogadores aproveitados no profissional nas últimas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante William atuou nos três últimos jogos, enquanto o lateral direito Zé Lúcio, o zagueiro Ruan, o meio-campista Pedro Tortello e o atacante Pedro Severino jogaram diante do Londrina.
“O Willian entrou bem nas três partidas, enquanto os outros atletas tiveram uma boa atuação diante do Londrina. Agora, eles precisam manter a seriedade e o empenho no dia a dia. Chegar na equipe profissional é difícil, porém, permanecer é mais difícil ainda. Confio muito nesses atletas, já que eles são bem focados”, afirmou.
André Leite também analisou a temporada da equipe Sub-20 e comentou sobre o seu trabalho no Botafogo. Com passagens pelo Athletico Paranaense e Coritiba, André está no Tricolor desde setembro de 2022.
“A comissão técnica e os atletas compraram a nossa ideia e a participação no Campeonato Paulista foi muito boa, inclusive, superou nossas expectativas. Almejamos fazer uma boa campanha novamente e manter o Botafogo entre os grandes clubes do futebol paulista e também ser um grande formador para o futebol brasileiro”, analisou André Leite.
“Com o apoio do Paulo Pelaipe [diretor de futebol] e do Adalberto Baptista [presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol SA], conseguimos melhorar a estrutura de treinamentos e o nosso alojamento. Neste período, fizemos também uma reformulação no elenco. Porém, ainda não estamos satisfeitos. Estarei satisfeito quando tivermos vários atletas no elenco principal de uma maneira recorrente”, completou.