outubro 25 2023 0comment

Botafogo inova e usa drone gigante para cuidar do gramado do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

Com o objetivo de melhorar a qualidade do gramado do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, o Botafogo aderiu a uma tecnologia mais avançada.

Em parceria com a Europlant Fertilizantes, o Tricolor utilizou um drone gigante para fazer a pulverização do local. Assim, o gramado botafoguense se tornou o primeiro no país a utilizar o equipamento com essa finalidade.

O primeiro teste ocorreu na última semana e as mudanças já foram percebidas na vitória do Pantera sobre o Novorizontino por 2 a 0, no último sábado (21), pela 33ª rodada da Série B do Brasileiro.

“Fizemos primeiramente o mapeamento da área e, na sequência, jogamos para um computador com o objetivo de aperfeiçoar a pulverização. Logo depois, o drone fez a pulverização em todo o campo. A pulverização com drone é a tecnologia mais avançada atualmente e utilizada na agricultura. O diferencial é que o equipamento impulsiona todo o produto para baixo, o que ajuda na penetração no gramado, gerando mais eficiência. O produto ajuda também numa recuperação mais acelerada e numa planta com mais vigor”, disse Vinícius Barizza, proprietário da Europlat Fertilizantes, citando que o Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike foi o primeiro do mundo a receber o tratamento com esse equipamento e a experiência foi positiva.

“Neste tratamento, utilizamos um dos fertilizantes mais efetivos do mercado, o Comozobio, utilizado no tratamento de sementes e pulverizações foliares de diversas culturas, o que agrega no vigor vegetativo e crescimento rápido e uniforme do gramado. Sabemos do clima de Ribeirão Preto e manter este campo sempre nutrido e em perfeito estado para os jogos não é um trabalho fácil. Fazemos esse trabalho juntamente com a equipe de campo do Botafogo para deixarmos o gramado sempre apto para os jogos. No último jogo, já percebemos um gramado mais uniforme e com um verde intenso”, acrescentou Vinícius Barizza.

A parceria para a utilização do equipamento também envolveu a Agrofaccio, proprietária do drone T-40, utilizado na pulverização. O drone tem 1,80 m de diâmetro.

“Com esse equipamento, conseguimos regulamentar o diâmetro da gota, o que é fundamental para cada tipo de pulverização. Controlamos através do próprio aplicativo, o que faz a aplicação ser mais eficiente”, explicou Igor Mussa, técnico de pulverização da Agrofaccio.

A aplicação do produto também contou com a participação de Juan Lopes, da Evolver Agriscience, professor e doutor em física e química do solo e fertilidade de planta. De acordo com Juan, foi utilizado no tratamento produtos biológicos ao invés de defensivos agrícolas.

https://www.youtube.com/watch?v=PfOo8PlzZrE