Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com gols de Salatiel e Edson, o Botafogo venceu o Londrina por 2 a 1, nesta segunda-feira (24), no Estádio do Café, em Londrina, no encerramento da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Os gols do Tricolor foram marcados nos acréscimos de cada tempo. Aos 51 minutos da etapa inicial, Salatiel aproveitou o chute de Patrick Brey e desviou para a rede. Já aos 52 minutos do segundo tempo, Edson recebeu de Édson Cariús e tocou na saída do goleiro adversário para virar o placar.
Com a vitória, a segunda consecutiva, o Pantera pulou para a nona colocação. Com um jogo a menos do que os adversários, a equipe comandada por Marcelo Chamusca soma 30 pontos –cinco a menos do que o Sport, quarto colocado.
O líder é o Vitória, com 37 pontos, seguido pelo Novorizontino, que tem 36. O Vila Nova é o terceiro com 35 pontos.
O Botafogo também quebrou um tabu. Pela primeira vez, o time venceu o Londrina no Estádio do Café. Até então, eram três empates e quatro derrotas.
Agora, o Tricolor volta a campo no sábado (29), às 15h30, quando enfrenta o Juventude no Estádio Palma Travassos, pela 20ª rodada da competição, a primeira do returno.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a segunda vitória consecutiva na Série B no comando do Botafogo, o treinador Marcelo Chamusca manteve a formação da última partida. Desta forma, Lucas Cardoso foi o escolhido para jogar no sistema ofensivo ao lado de Salatiel.
Assim, o goleiro Gabriel Gasparotto, o meio-campista Ivonei e o atacante Édson Cariús, recém-contratados, ficaram como opções no banco de reservas, além do também atacante Edson, que cumpriu suspensão na última partida.
Jogando em casa, o Londrina começou trocando passes e buscando o ataque, enquanto o Tricolor apostava nas jogadas em velocidade.
O time da casa abriu o placar, aos 23 minutos, quando Paulinho Moccelin recebeu pela esquerda, invadiu a área e fez o cruzamento. A bola entrou direto no gol.
Logo após o gol tomado, o Pantera melhorou na partida. A equipe chegava na área adversária em faltas laterais ou escanteios, mas não conseguia ameaçar o goleiro Neneca. Aos 28 minutos, Guilherme Madruga chutou da intermediária, a bola desviou em Patrick e saiu para escanteio.
Nos acréscimos, Luiz Henrique cobrou falta pela esquerda e Marcio tocou de cabeça. Tárik evitou a saída pela linha de fundo e rolou para Patrick Brey chutar e Salatiel desviar para a rede e deixar tudo igual: 1 a 1.
No segundo tempo, o treinador Marcelo Chamusca voltou com duas alterações. O meio-campista Pedro Rodrigues e o atacante Edson entraram nos lugares do volante Tárik e do atacante Lucas Cardoso.
Com essas modificações, o Botafogo melhorou e passou a dominar o jogo. Aos 8 minutos, Thassio arriscou da intermediária e o goleiro Neneca espalmou para escanteio. Dois minutos depois, Madruga ficou com a sobra dentro da área e acertou a rede pelo lado de fora. Pouco depois, Patrick Brey cruzou e Salatiel não conseguiu desviar com força para o gol. Aos 23, o camisa nove tentou outra vez. Ele recebeu de Luiz Henrique e chutou, no entanto, o zagueiro Gabriel cortou na pequena área.
Já o Londrina não conseguia construir as jogadas ofensivas. O time da casa ameaçou aos 39 minutos, quando Paulinho Moccelin cobrou falta, a bola desviou na defesa e no atacante Júnior Dutra antes de sair raspando a trave.
No lance seguinte, Salatiel arrancou pela direita e tentou cruzar para Osman. A bola ainda sobrou para Edson, que foi travado dentro da grande área.
O jogo ficou aberto e o Londrina teve a chance no contra-ataque com Clinton, que disparou pela esquerda, mas tentou o cruzamento e ninguém completou.
Nos últimos minutos, Marcelo Chamusca promoveu as estreias de Ivonei e Édson Cariús. Aos 52 minutos, Edson Cariús tocou para Edson, que ganhou dos zagueiros e só tirou do goleiro para marcar o gol da virada e dar a vitória ao Pantera.
FICHA TÉCNICA
LONDRINA X BOTAFOGO
LOCAL: Estádio do Café
19ª RODADA
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 24/07/2023
HORÁRIO: 19h (de Brasília)
ÁRBITRO: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
ASSISTENTES: Anne Kesy Gomes de Sa (AM) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
CARTÕES AMARELOS: Guilherme Madruga, Tárik, Luiz Henrique, Lucas Dias e Patrick Brey (Botafogo); Ezequiel, Eduardo Souza, Paulinho Moccelin e Iago Dias (Londrina)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Paulinho Moccelin, aos 23 minutos do primeiro tempo (Londrina); Salatiel, aos 51 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Edson, aos 52 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Matheus; Thassio, Lucas Dias, Marcio e Patrick Brey, Tárik (Pedro Rodrigues), Guilherme Mantuan, Luiz Henrique (Gustavo Xuxa) e Osman (Ivonei); Lucas Cardoso (Edson) e Salatiel (Édson Cariús). Treinador: Marcelo Chamusca
LONDRINA: Neneca; Ezequiel (Léo Morais), Patrick, Gabriel e Marcos Pedro; João Paulo, Moisés (Victor Hugo), Paulinho Moccelin e Jardel (Ariel) (Clinton); Zé Vitor (Júnior Dutra) e Iago Dias. Treinador: Eduardo Souza