Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Com um gol marcado pelo atacante Osman, o Botafogo venceu o Criciúma por 1 a 0, nesta segunda-feira (17), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, pela 18ª rodada, a penúltima do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.
O gol botafoguense foi marcado pelo camisa 10 de cabeça, aos 29 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio.
Com a vitória, o Tricolor pulou para a sétima colocação, com 27 pontos –quatro a menos do que o Vitória, quarto colocado.
A campanha atual iguala o desempenho de 2019, quando o Pantera terminou o primeiro turno com 27 pontos.
Agora, o Botafogo volta a campo na próxima segunda-feira (24), às 19h, quando enfrenta o Londrina, no Estádio do Café, em Londrina, pela última rodada do primeiro turno da competição.
O JOGO
Ainda sem os cinco reforços contratados nesta janela de transferência –apenas o zagueiro Luís Felipe foi relacionado e ficou no banco de reservas–, o treinador Marcelo Chamusca optou por escalar o Botafogo praticamente com a mesma base da última partida. Assim, fez apenas uma alteração na equipe titular. O atacante Lucas Cardoso substituiu Edson, suspenso.
Empurrado pela torcida, o Tricolor começou impondo o seu ritmo. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio, Lucas Dias ajeitou e Salatiel cabeceou para o gol e o goleiro Gustavo defendeu. Seis minutos depois, o camisa nove tentou de fora da área e mandou no canto para boa defesa do goleiro rival.
O Pantera chegou novamente com perigo em cobrança de falta de Luiz Henrique, que passou por cima do travessão.
O Criciúma só chegou ameaçou aos 31 minutos em cabeçada de Fellipe Matheus e defesa de Matheus Albino. O goleiro botafoguense fez outra defesa em chute de Marquinhos Gabriel. Nos acréscimos, Claudinho tabelou, recebeu dentro da área e tocou para fora.
Ainda na etapa inicial, o Botafogo quase abriu o placar em jogada de Osman pela esquerda, mas a defesa adversária cortou o cruzamento.
No segundo tempo, o Tricolor criou sua melhor chance no jogo. Logo aos 2 minutos, Patrick Brey acionou Osman, que rolou para Salatiel. O camisa nove foi no fundo e cruzou rasteiro para Madruga desviar e mandar rente a trave. Sete minutos depois, Luiz Henrique recebeu pela esquerda e cruzou para Salatiel, que concluiu para fora. Na sequência, Lucas Cardoso arriscou e Gustavo espalmou para escanteio.
Melhor em campo, o Pantera ainda ficou com um jogador a mais após a expulsão de Fabinho, que acertou o zagueiro Lucas Dias.
Assim, a pressão aumentou. Aos 25 minutos, Patrick Brey arriscou de fora da área, Gustavo espalmou, a bola bateu no travessão e saiu para escanteio. Na terceira cobrança consecutiva de escanteio, Luiz Henrique bateu e Osman cabeceou com estilo para marcar um belo gol.
O Botafogo ainda quase ampliou com Lucas Cardoso, que exigiu outra boa defesa de Gustavo.
O time de Marcelo Chamusca manteve a superioridade, segurou o resultado e conquistou a oitava vitória na competição.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CRICIÚMA
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike
18ª RODADA
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 17/07/2023
HORÁRIO: 20h (de Brasília)
ÁRBITRO: Lucas Paulo Torezin (PR)
ASSISTENTES: Ivan Carlos Bohn (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
PÚBLICO: 4.384
RENDA: R$ 61,615,00
CARTÕES AMARELOS: Tárik, Marcio, Osman e Lucas Dias (Botafogo); Wallisson Maia, Rômulo e Marquinhos Gabriel (Criciúma)
CARTÕES VERMELHOS: Fabinho (Criciúma)
GOLS: Osman, aos 29 minutos do segundo tempo (Botafogo)
BOTAFOGO: Matheus; Thassio, Lucas Dias, Marcio e Patrick Brey, Tárik, Guilherme Mantuan, Luiz Henrique (Gustavo Xuxa) e Osman (Pedro Rodrigues); Lucas Cardoso (Diogo Silva) e Salatiel. Treinador: Marcelo Chamusca
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Cristovam), Walisson Maia, Rodrigo e Marcelo Hermes; Léo Costa (Crystopher), Felipe Matheus, Rômulo e Marquinhos Gabriel (Wellington Torrão); Fabinho e Felipe Vizeu (Tiago Marques). Treinador: Cláudio Tencati