julho 08 2023 0comment

Botafogo perde do Ceará fora de casa

Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br

O Botafogo perdeu para o Ceará por 3 a 0, nesta sexta-feira (7), no Castelão, em Fortaleza, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Tricolor ocupa a nona colocação, com 24 pontos –seis a menos do que o quarto colocado. O Pantera, no entanto, ainda pode perder duas posições até o final da rodada.

Agora, o Botafogo fará dois jogos consecutivos no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike. O primeiro será na próxima sexta-feira (14), às 19h, quando enfrenta a Chapecoense. Três dias depois, o Tricolor recebe o Criciúma, às 20h.

O JOGO

Com o objetivo de conquistar mais um resultado positivo, o treinador Marcelo Chamusca promoveu apenas uma alteração no Botafogo para o duelo contra o Ceará. A única mudança foi a entrada do meio-campista Guilherme Madruga no lugar de Mantuan, lesionado. Assim, o comandante botafoguense manteve pelo terceiro jogo consecutivo praticamente a mesma formação.

Com essa escalação, o Tricolor conseguiu controlar a partida até os 15 minutos, mas não ameaçou o goleiro Bruno Ferreira.

Com o passar do tempo, o Ceará melhorou e chegou duas vezes em chutes de Chay. Zé Ricardo também levou perigo em finalização cruzada. Aos 30 minutos, o time da casa abriu o placar. Erick chutou no cantinho e Matheus Albino espalmou na trave. Na sobra, Lucas Dias tentou tirar, a bola bateu em Nícolas e entrou.

O Pantera esboçou uma reação nos últimos minutos e criou sua principal oportunidade em cruzamento de Osman e desvio de cabeça de Edson para fora.

No segundo tempo, o Botafogo começou melhor e rondou a área adversária. Aos 8 minutos, após cruzamento da direita, Edson dominou próximo da marca do pênalti, mas foi travado no momento da finalização. Cinco minutos depois, Luiz Henrique cruzou, a bola desviou na zaga e sobrou para Salatiel, que concluiu para fora.

Com o objetivo de buscar o empate, Marcelo Chamusca fez duas alterações. Ele colocou o meia-atacante Gustavo Xuxa e o atacante Lucas Cardoso nas vagas de Luiz Henrique e Edson, respectivamente.

O Tricolor continuou melhor, no entanto, não conseguia finalizar.

Já o Ceará aproveitou a chance que teve e ampliou. Aos 35 minutos, Janderson cruzou e Léo Santos desviou de cabeça para fazer 2 a 0. Nos acréscimos, David Ricardo aproveitou rebote de Matheus Albino e marcou o terceiro para fechar o placar.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ X BOTAFOGO
LOCAL: CASTELÃO
16ª RODADA
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 07/07/2023
HORÁRIO: 21h30 (de Brasília)
ÁRBITRO: Arthur Gomes Rabelo
ASSISTENTES: Fabiano da Silva Ramires e Jean Marcio dos Santos
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
CARTÕES AMARELOS: Richardson (Ceará); Edson e Thassio (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Nícolas, aos 30 minutos do primeiro tempo (Ceará); Léo Santos, aos 34 minutos do segundo tempo (Ceará); David Ricardo, aos 47 minutos do segundo tempo (Ceará)
CEARÁ: Bruno Ferreira; Warley, Tiago Pagnussat (Léo Santos), Gabriel Lacerta, Willian Formiga (David Ricardo); Richardson (Caíque), Zé Ricardo, Chay (Guilherme Castilho); Janderson, Erick, Nícolas (Bissoli). Treinador: Guto Ferreira.
BOTAFOGO: Matheus Albino; Thassio (Vidal), Lucas Dias, Marcio e Patrick Brey (Jean Victor); Tárik, Guilherme Madruga (Carlos Manuel), Luiz Henrique (Gustavo Xuxa) e Osman; Edson (Lucas Cardoso) e Salatiel. Treinador: Marcelo Chamusca