O Botafogo perdeu para o Santos por 2 a 0, nesta terça-feira (11), no Estádio Santa Cruz, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Com a derrota, o Tricolor precisará vencer por três gols de diferença o jogo de volta, marcado para o dia 26 (quarta-feira), às 19h, na Vila Belmiro. Caso vença por dois gols, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis.
Antes, porém, o Pantera jogará duas partidas pela Série B do Brasileiro. No sábado (15), enfrenta o Juventude, às 18h15, em Caxias do Sul. No dia 21, encara o Sampaio Corrêa, às 19h, no Estádio Santa Cruz.
O JOGO
O treinador Adilson Batista promoveu mudanças na equipe em relação ao último jogo, realizado há quase um mês. O recém-contratado Carlinhos estreou como titular. No meio de campo, Guilherme Madruga ocupou a vaga de Tárik. Já o atacante Salatiel ficou fora da partida –está em reta final de recuperação.
Com essa formação, o Botafogo começou com maior volume de jogo e criou uma excelente oportunidade em jogada ensaiada. Aos 2 minutos, Jean Victor rolou para Vidal, que cruzou para Osman. O atacante tocou de primeira para Guilherme Madruga, que desperdiçou na pequena área.
O Santos, porém, aproveitou a primeira oportunidade. Aos 15 minutos, Dodi enfiou para Lucas Lima, que recebeu livre e chutou duas vezes na saída de Matheus para abrir o placar.
O Tricolor não se abateu. Aos 22 minutos, Jean Victor cobrou falta e a bola passou por toda a pequena área e ninguém completou.
Já o Santos aproveitou a segunda chance. Aos 34, Marcos Leonardo sofreu pênalti. Ele cobrou e ampliou.
Nos últimos dez minutos, o Pantera teve a chance de diminuir. Aos 42 minutos, após cobrança de falta, Guilherme Madruga finalizou da pequena área e a bola resvalou na zaga e saiu para escanteio. Seis minutos depois, Fillipe Soutto arriscou e também assustou o goleiro adversário.
No segundo tempo, o Botafogo continuou buscando o gol, enquanto o Santos se defendia. Aos 5 minutos, Robinho tentou da entrada da área e o goleiro João Paulo espalmou para escanteio. Tomás, de fora da área, e Gustavo Xuxa, em cobrança de falta, também ameaçaram o goleiro rival.
Aos 30 minutos, após uma boa troca de passes, Robinho recebeu na direita e cruzou rasteiro para Gustavo, que dominou e tocou na saída de João Paulo, mas Messias salvou praticamente na linha.
O Pantera continuou insistindo, no entanto, não conseguiu diminuir.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SANTOS
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Eurobike
COMPETIÇÃO: 3ª fase da Copa do Brasil
DATA: 11/04/2023
HORÁRIO: 19h (de Brasília)
ÁRBITRO: Braúlio da Silva Machado
ASSISTENTES: Alex dos Santos e Gizeli Casaril
VAR: Márcio Henrique de Gois
RENDA: R$ 372.575,00
PÚBLICO: 12.985
CARTÕES AMARELOS: Carlinhos, Guilherme Madruga, Tárik, Diogo Silva e Fillipe Soutto (Botafogo); Lucas Lima e Messias (Santos)
CARTÕES VERMELHOS:
BOTAFOGO: Matheus, Vidal, Carlinhos, Diogo Silva e Jean Victor (Gustavo Xuxa); Fillipe Soutto, Guilherme Madruga (Tárik), Tomás (Lucas Oliveira) e Luiz Henrique; Robinho e Osman. Treinador: Adilson Batista
SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Dodi, Camacho (Rodrigo Fernández) e Daniel Ruiz (Carabajal); Lucas Lima (Miguelito); Lucas Barbosa (Ângelo) e Marcos Leonardo (Deivid). Treinador: Odair Hellmann