m uma boa atuação, o Botafogo venceu a Portuguesa por 2 a 0, neste sábado (14), no Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
Os gols botafoguenses foram marcados um em cada tempo. Aos 50 minutos da etapa inicial, Jean Victor cobrou escanteio e Victor Ramos, contra, desviou para as redes. Aos 4 minutos do segundo tempo, Tárik deu linda assistência para Salatiel ampliar o marcador.
Com o resultado, o Tricolor soma três pontos no Grupo A. A Inter de Limeira, outro rival na chave, foi derrotada pelo São Bernardo por 3 a 0. Já o Santos estreia contra o Mirassol ainda hoje, enquanto o Red Bull enfrenta o Corinthians no domingo.
Com a vitória, o Pantera também quebrou um tabu de oito anos sem vencer na estreia da competição. O último triunfo na abertura do campeonato foi em 2015, quando ganhou do Rio Claro por 1 a 0, em jogo realizado em Limeira.
Agora, o Botafogo encara o Palmeiras na quinta-feira (19), às 21h30, no Estádio Santa Cruz, pela segunda rodada do Paulistão.
O JOGO
O treinador Paulo Baier escalou o Botafogo com sete remanescentes da Série C do Campeonato Brasileiro. As quatro novidades foram os zagueiros Lucas Dias e Diogo Silva e os atacantes Osman e Edson.
Com mais entrosamento e bem montado taticamente, o Tricolor começou pressionando. Logo no primeiro minuto, a equipe abriu o placar com Salatiel, porém, o árbitro anulou erradamente.
A Lusa respondeu aos 9 minutos, quando Richard tabelou com Pedro e chutou por cima do travessão.
O Pantera tentava cadenciar a partida, enquanto o adversário procurava jogar pelas beiradas. Num desses lances, Pedro escapou pela direita e exigiu boa defesa de Rafael Pascoal.
O Botafogo chegou mais duas vezes com perigo na etapa inicial. Numa delas, Salatiel recebeu na entrada da área e ajeitou para Edson, que mandou no canto e Thomazella espalmou.
Na outra, Jean Victor cobrou escanteio e Victor Ramos marcou contra.
No segundo tempo, o Botafogo ampliou logo aos 4 minutos, quando Tárik deu lindo passe para Salatiel, que tocou na saída do goleiro rival e fez 2 a 0.
Com a vitória parcial, o Tricolor recuou e conseguiu controlar a partida. Mesmo assim, criou uma ótima chance para ampliar com Osman, que fez boa jogada, mas parou no goleiro Thomazella.
O adversário se atirou para o setor ofensivo e insistiu nas bolas aéreas, no entanto, a zaga botafoguense conseguiu cortar todas as jogadas para garantir o triunfo por 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X BOTAFOGO
LOCAL: CANINDÉ, EM SÃO PAULO
1ª RODADA
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista
DATA: 14/01/2023
HORÁRIO: 15h30 (de Brasília)
ÁRBITRO: THIAGO LUIS SCARASCATI
ASSISTENTES: MARCELO CARVALHO VAN GASSE e VLADIMIR NUNES DA SILVA
VAR: DAIANE MUNIZ DOS SANTOS
CARTÕES AMARELOS: Marcel (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Victor Ramos (contra) e Salatiel
BOTAFOGO: Rafael, Vidal, Lucas Dias, Marcel, Diogo Silva, Jean Victor, Tárik (Guilherme Madruga), Fillipe Soutto (Guilherme Mantuan), Salatiel (Caio Dantas), Osman (Lucas Lourenço) e Edson (Robinho)
PORTUGUESA: Thomazella, Pará, Victor Ramos, Patrick, Madison, Fabiano (Thallyson), João Victor, Gustavo Bochecha (Daniel Costa), Pedro Bortoluzo (Paraizo), Lucas Nathan (Misael) e Richard (Gustavo Ramos)