Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
Pelo quinto ano consecutivo, o Botafogo participa da campanha “Marque Esse Gol”, o Futebol Contra o Câncer de Mama, que ressalta a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença e é realizada anualmente em Outubro, mês de conscientização contra o câncer de mama.
A campanha é uma parceria com a FPF (Federação Paulista de Futebol) e a ONG Meninas do Peito.
Assim como ocorreu no ano passado, as mulheres interessadas em realizar o exame devem fazer o agendamento pelo site www.marqueessegol.com.br, selecionando “Ribeirão Preto”, preencher os dados solicitados e aguardar a triagem e seleção.
Serão 50 exames de mamografia disponibilizados gratuitamente, que serão realizados em local ainda a definir.
Até 2019, a campanha em Ribeirão Preto era realizada presencialmente, com uma unidade móvel que realizava os exames no Estádio Santa Cruz/Arena Eurobike. Porém, desde o ano passado, devido à Pandemia, passou a ser realizado em clínicas parceiras.
Desde 2016, quando a FPF abraçou a campanha, já foram realizados 5.087 exames gratuitos e 47 mulheres foram encaminhadas para tratamento médico após o diagnóstico da doença.
Além do Botafogo, os outros clubes participantes são Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta, São Bento, XV de Piracicaba, Flamengo, Vasco e Fluminense.
AÇÃO
O Botafogo, a Volt Sport, fornecedora de material esportivo do Tricolor, e a Pantera Shop estão na campanha em prol do Outubro Rosa.
Desde o último dia 5 de outubro, 10% do valor arrecadado com a venda da camisa rosa do Tricolor –em alusão ao mês de conscientização contra o câncer de mama–, lançada no início deste mês, será revertida para o projeto “Marque Esse Gol”, o Futebol Contra o Câncer de Mama, que surgiu em 2015, desenvolvido pelo grupo Meninas de Peito.
Confeccionada pela Volt Sport, marca de artigos esportivos 100% brasileira, a camisa carrega alguns conceitos da campanha, como a #TamoJuntoComElas, destacado na parte inferior direita, e a cor predominantemente rosa, com a gola em branco. Além disso, na região peitoral, há o símbolo do clube centralizado, e duas faixas centrais, que destacam trechos do hino do Pantera, assim como ocorre no uniforme principal.
SOBRE O MARQUE ESSE GOL
O projeto “O Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol!” Surgiu em 2015 após Cristiane Gambaré, referência no Futebol Feminino, conhecer a história de Nátali Araújo, que tinha sido diagnosticada com câncer de mama.
Integrante do Grupo “Meninas de Peito”, idealizou juntamente com a Cristiane o projeto que é realizado anualmente em outubro.
O objetivo do projeto é mobilizar a sociedade por meio da comunidade do futebol: times, dirigentes e torcedores. Outro ponto importante é a realização de exames de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama em pessoas com maior vulnerabilidade social.