Agência Botafogo
imprensa@botafogofutebolsa.com.br
O Botafogo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira (14), o Tricolor venceu o Ituano por 2 a 1, no Estádio Novelli Júnior, em Itu.
O três gols da partida foram marcados no segundo tempo. Aos 7 minutos, Neto Pessôa, de pênalti, abriu o placar. Aos 30, Luketa ampliou. Seis minutos depois, o adversário descontou com Iago.
Com o resultado, o Pantera chegou a cinco pontos e deixou a zona de rebaixamento. Agora, ocupa a 12ª posição na classificação geral.
De quebra, o Botafogo entrou na briga pela classificação às quartas de final. Com cinco pontos, o time comandado por Argel Fuchs é o terceiro colocado do Grupo 1 -tem um ponto a menos que o Santo André, vice-líder. O líder é o Corinthians, que soma 14 pontos.
Agora, o Tricolor volta a campo no domingo (18), às 20h, quando enfrenta o Palmeiras no Estádio Santa Cruz.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a primeira vitória na competição, Argel Fuchs repetiu a escalação do empate contra o Santos. Ele, porém, perdeu o atacante Dudu, que saiu lesionado logo no começo da partida e foi substituído por Luketa.
Com essa formação, o Botafogo apostou nos contra-ataques. Aos 20 minutos, Luketa recebeu pela esquerda, fintou o marcador e chutou para defesa segura de Edson.
Já o Ituano tentava tomar a iniciativa, mas também pouco criou. A única chance foi numa cobrança de falta de Fernandinho, que o goleiro Igor Bohn espalmou para escanteio.
No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor em campo. Logo aos 4 minutos, o zagueiro Fabão completou de cabeça uma cobrança de escanteio e o defensor do Ituano colocou a mão na bola. Após checagem do VAR, o pênalti foi marcado pelo árbitro Paulo César. Neto cobrou com força e abriu o placar.
Com a vantagem, o Botafogo teve mais tranquilidade em campo. Aos 13 minutos, Renatinho recuperou a jogada e rolou para Richard, que finalizou forte e Édson espalmou para escanteio. Na cobrança, Fabão cabeceou e o goleiro rival pegou novamente.
Com o domínio da partida, o Pantera chegou ao segundo gol. John Everson recuperou a jogada e enfiou para Luketa, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro: 2 a 0. O lance foi checado e confirmado pelo VAR.
Cinco minutos depois, o Pantera teve a chance de marcar o terceiro, mas Neto Pessôa desperdiçou da marca do pênalti.
Logo depois, o Ituano diminuiu com Iago, que completou cruzamento de Jeferson.
Assim, o Ituano começou a pressionar e o sistema defensivo do Pantera conseguiu neutralizar as jogadas.
No contra-ataque, Richard enfiou para Neto Pessôa, que finalizou e Édson defendeu para evitar o terceiro gol.
FICHA TÉCNICA
ITUANO X BOTAFOGO
LOCAL: Novelli Júnior
DATA: 14 de abril, sábado
HORÁRIO: 22h (de Brasília)
ÁRBITRO: Paulo Cesar Francisco
ASSISTENTES: Danilo Ricardo e Bruno Silva
VAR: Márcio Henrique de Góis
CARTÕES AMARELOS: Argel, Pará, Victor Bolt, John Everson e Emerson (Botafogo); Jeferson e Breno Lopes (Ituano)
GOLS: Neto Pessôa, aos 7 minutos do segundo tempo (Botafogo); Luketa, aos 30 minutos do segundo tempo (Botafogo): Iago, aos 36 minutos do segundo tempo (Ituano)
BOTAFOGO: Igor; Rodrigo Ferreira, Victor Ramos, Fabão e Pará; Victor Bolt, Emerson (Vinícius Kiss) e Renatinho John Everson); Dudu (Luketa) (Marlon), Neto Pessôa e Richard. Técnico: Argel Fuchs.
ITUANO: Edson; Jeferson, Léo Santos, Suéliton e Breno Lopes;
Fernandinho (Kadu Baroni), Fillipe Soutto e Tarik (Fernando Medeiros); Taliari (Roni), Bruno Lopes (Victor Rangel) e Branquinho (Iago). Técnico: Vinícius Bergantin.